Mutirões

Os mutirões de castração são eventos sociais itinerantes, onde a equipe da Dra Katia viaja até outras cidades para realizar as cirurgias.

Pela grande demanda de animais precisando de castração e o baixo acesso às cirurgias (tanto pelo valor exorbitante praticado na região, como ausência de profissionais na cirurgia), Katia Chubaci e sua equipe começou rodar o estado de Santa Catarina. 

Nos mutirões de castração, as protetoras da cidade organizam e preparam um local aprovado pela Vigilância Sanitária. Todo o aparato cirúrgico, a Dra Katia leva com sua equipe.

O burburinho nas cidades foi tão grande, que alguns veterinários residentes começaram a barrar os mutirões. Depois de um episódio envolvendo a polícia encerrando as castrações, a Dra Katia precisou se proteger judicialmente para continuar seu trabalho. Em 2012 conseguiu um mandato de segurança contra o CRMV e desde então viaja pelo estado atendendo às ONGs de proteção animal. 

São pelo menos 50 cidades que se beneficiaram com essa proposta de castração social. Muitas vezes organizadas e pagas pelas protetoras (através de arrecadação e campanhas), outros pela prefeitura.

Gatos se recuperando na salinha de pós-operatório

Voluntária cuidando de cãozinho após a cirurgia

Voluntárias indo buscar os animais em suas casas

Munícipes levando seus animais para o mutirão

Carro de uma voluntária saindo para devolver os animais castrados

Vários gatos aguardando a cirurgia numa gaiola improvisada. Muitas das Ongs não tem a menor estrutura e acabam se virando do jeito que podem

Katia Chubaci posando com um gatinho acordando da cirurgia junto com Cecília, veterinária da região de Videira SC

Mutirões de castração da Dra Katia Chubaci